Merchandising visual é a apresentação dos produtos de uma loja de modo que eles tenham apelo, sejam atrativos, acessíveis, interligados e sedutores para os clientes.
O merchandising visual lança mão de displays, cores, luzes, aromas, sons, tecnologia digital e elementos interativos para captar a atenção dos consumidores e persuadi-los a realizar compras. Ele ajuda a traduzir a imagem de uma marca ao refletir a personalidade do público-alvo ao qual ela se destina e pretende atingir.
A ideia subjacente ao merchadising visual é implementar na loja ações eficientes que permitam incrementar o tráfego de pessoas em seu interior e, por consequência, o volume de vendas.
Os principais elementos gerenciáveis do merchansing visual são:
- Olhar com os olhos do consumidor
- Vitrine
- Iluminação
- Apresentação da Equipe
- Mix de produtos
- Material de Ponto de Venda
- Cores
- Formas e Texturas
- Embalagem
- Etiqueta de preços
- Apresentação
- Fator surpresa
Como uma das ideias deste blog é mostrar como os pequenos lojistas podem ter acesso às estratégias de marketing, vamos dedicar muitos dos nossos posts a estes temas. Acompanhem conosco.