Carrinho

Você deve aproveitar a sua vitrine para chamar a atenção para a sua loja e destacá-la dos concorrentes – que podem estar a apenas alguns passos de distância do seu cliente.

As empresas fazem algumas coisas estranhas e maravilhosas para atrair as pessoas para as lojas. A Zara introduziu realidade aumentada em sua vitrine frontal,  por exemplo, e a Saks Fifth Avenue encheu a vitrine da frente com uma ninhada de filhotes. Mas as coisas são diferentes em uma butique de moda: a  vitrine precisa representar o luxo das roupas que estão dentro da loja.

E como isso pode ser feito? Analisamos a psicologia por trás do visual de vitrine e recebemos algumas informações da Trilogy Store – varejistas premium de jeans femininos de cintura alta, tanto on quanto off-line.

Qual a importância de uma vitrine?

Quando você desce uma rua com lojas provavelmente notará que muitas pessoas estão com a cabeça baixa, olhando para seus telefones. É por isso que as lojas precisam de algo atraente para atrair a atenção dos transeuntes. Pesquisas também descobriram que, como população, estamos todos andando mais rápido do que costumávamos nas grandes cidades.

Se uma vitrine for bem-sucedida, com um mercado-alvo em mente, as lojas poderão compreender o olhar dos clientes que as olham do lado de fora e aumentar as vendas. Os varejistas devem usar suas janelas para informar os transeuntes sobre sua marca e se destacar de sua concorrência, que pode ter uma loja na mesma rua.

Há uma variedade de técnicas para tornar a vitrine atraente, e uma delas é com a iluminação correta. Uma iluminação ruim pode fazer com que seus produtos pareçam diferentes do que eles são na vida real – e isso pode ser perigoso, especialmente para os varejistas de roupas. Pode fazer suas roupas parecerem ser de cores diferentes. Em vez disso, uma iluminação limpa pode mostrar a qualidade dos materiais na loja e destacá-los.

Lembre-se do básico também. Vitrines devem ser limpas e organizadas. Em uma butique de moda, os clientes não querem ver nenhuma bagunça. Em vez disso, todas as roupas devem ser apresentadas de forma organizada.

O que a psicologia diz?

Existem técnicas que todo mundo conhece quando se trata de projetar uma boa vitrine, como mantê-la organizada e colorida, mas há uma certa psicologia por trás do que atrai os visitantes também.

Primeiro é a regra de três. É onde três elementos de alguma coisa estão no ponto focal de alguém olhando. Em uma vitrine, isso poderia ser três manequins, três prateleiras ou três pares de sapatos. Esse layout cria assimetria na visão do cliente, o que é mais memorável para eles do que se houvesse apenas dois.

Mais estudos revelaram que o uso de recursos visuais pode aumentar a retenção de mensagens em 42% – isso mostra como é importante transmitir uma mensagem positiva através da exibição da vitrine. Depois, há o “princípio da pirâmide”, que é o conceito de que o olho humano sempre mudará para o centro de uma imagem. Por esse motivo, certifique-se de que a principal coisa que você está promovendo esteja no meio da vitrine.

Há também psicologia das cores a considerar. As cores mais populares que os compradores de varejo apreciam são preto, branco, cinza e azul escuro, e as lojas devem usá-las para cores de fundo como uma opção segura. É claro que é importante ainda injetar alguma cor adicional para evitar que a vitrine pareça monótona, e isso pode ser feito por meio de adereços ou roupas de vestuário. Em uma boutique, tente evitar a cor vermelha, pois isso está associado à venda e aos itens da oferta, e isso pode afetar sua imagem de produtos premium(se for o seu caso). Use cores complementares para criar uma exibição que seja esteticamente agradável. Isso pode ser feito pelo pareamento entre vermelho e verde, azul e laranja e amarelo e roxo.

Escute um varejista de boutique

O diretor de criação da Trilogy Stores respondeu algumas perguntas sobre suas estratégias de merchandising visual:

Você acha que a exibição da sua janela afeta o número de visitantes que entram na sua loja?

Sim definitivamente. Percebemos que a exibição da nossa vitrine afeta diretamente o número de pessoas que visitam nossas lojas, e isso varia dependendo do design. Em particular, nossos clientes parecem ser especialmente atraídos por exibições atraentes focadas em cores e impressão.

Londres é uma cidade extremamente competitiva para possuir uma loja de varejo. Como você se certifica de que sua vitrine se destaca do resto?

Nós sempre tentamos ter uma nova abordagem em nossas vitrines e, como uma pequena rede de butiques, usamos nossos próprios ativos e garantias quando podemos. Isso é, em vez de depender de marcas ou “imagens de estoque” que podem não repercutir tão bem com nossos clientes. Desenvolvemos uma ampla gama de produtos exclusivos e tentamos apresentá-los quando podemos também em nossas vitrines. Isso significa que os clientes podem ver as roupas exclusivas oferecidas. Sentimos que temos uma aparência de “assinatura” em nossas janelas, usando cores, impressão e imagens com as quais o cliente se identifica. Eles veem essa mesma mensagem de marca em nosso site, mídia social e na loja.

 

Quais dicas você daria para o visual merchandising em uma boutique?

Conheça o seu cliente. Trabalhamos arduamente para criar exibições atraentes e recursos na loja que sejam comercialmente viáveis com o volume de produto por trás deles.

Mantê-lo novo e fresco. Realizamos campanhas mensais em nossas vitrines, mas achamos que atualizar os produtos na vitrine semanalmente mantém nosso cliente regular empolgado em voltar.

Mantenha-o consistente. Tente reiterar as principais mensagens da campanha na sua vitrine em toda a loja com imagens consistentes, pontos de conversa e branding para que nossos clientes confiem no que estamos promovendo.

Jake Holyoak é o coordenador sênior de divulgação da Mediaworks. A Mediaworks é uma agência de marketing digital premiada que ajuda marcas a ter sucesso on-line.

Fonte: https://www.retailsector.co.uk/40982-how-can-boutique-window-dressing-affect-in-store-visits/