Carrinho

 Você é empresário E consumidor. Não há como dissociar as duas condições.

Contudo, nem todo o empresário é consumidor dos produtos que comercializa.

O dono de uma loja de lingerie não é usuário dos itens que vende, mesmo que os aprecie.

Neste caso, como olhar o negócio com os olhos do consumidor?

O único meio de conhecer a opinião do consumidor é perguntando para o próprio. A isso chamamos de Pesquisa de Mercado. Pesquisas de Mercado são realizadas por profissionais especializados e não estão ao alcance de todos em função do seu custo.

Além disso, simplesmente perguntar diretamente a opinião dos consumidores, na maioria dos casos, não garante respostas sinceras, objetivas e úteis. Porque as pessoas compram muito por motivos que nem elas mesmas sabem explicar objetivamente. Foi para isso que os especialistas criaram a denominada Pesquisa Qualitativa: para tentar identificar, através de técnicas específicas, os motivos ocultos que levam os consumidores à decisão de compra.

Mas às vezes as Pesquisas Qualitativas também não estão ao alcance do pequeno empresário.

Você pode buscar informação sobre comportamento do consumidor na internet, onde é possível encontrar um grande volume do informação sobre qualquer asunto. Isso exige dedicação e paciência, mas quem disse que ser empresário é fácil?

A internet também é um excelente canal para troca de informações com pessoas que buscam o mesmo tipo de informação que você. Identifique grupos e fóruns de discussão sobre o tema. Pergunte, leia, informe-se. Informação é dinheiro no seu bolso.

Em sua loja, faça testes práticos na vitrine.

Produza vitrines diferentes e anote as suas características: ela é sexy, romântica, provocativa, neutra? Observe o efeito que cada vitrine provoca no seu público-alvo: qual delas fez mais gente parar para vê-la?  Qual delas trouxe mais pessoas para dentro da sua loja? Qual delas gerou maior volume de vendas? Que tipo de produto exposto chamou mais a atenção (e vendeu mais)?

Registre suas anotações para poder compará-las e basear suas decisões futuras. Dá trabalho? Dá, muito mais do que você já tem hoje. Mas também dá resultado.

Se você faz sempre tudo igual, não pode desejar mudanças. Se faz diferente e experimenta coisas novas, precisa entender o quê essas mudanças provocam.

Você pode chegar a informações surpreendentes, bastante próximas das encontradas pela pesquisa convencional.

Pode confirmar o que os pesquisadores já sabem: que grande parcela dos consumidores realiza compras muito mais pela moda e pela tendência do que pelo conforto e adequação do produto ao seu tipo físico; que a apresentação da vitrine é definitiva na decisão de escolha da loja e entrada dos consumidores no seu estabelecimento (e não no do vizinho); que vende mais quem conseguir despertar no consumidor um sentimento de prazer pela promessa de compra de um item que vai fazê-lo mais feliz.

Pense nisso: o olhar do consumidor não é o mesmo seu. Quem entender isso primeiro, sai na frente.