Carrinho

Por Eloiza Besouchet

Diante de um final de ano que, segundo as previsões do mercado, vai ser mais econômico do que os anteriores, os esforços do varejo em captar clientes devem ser redobrados.

Estima-se que as vendas de natal e ano novo representem até 20% do total de vendas anual do varejo em alguns segmentos.

Para pequenos e médios lojistas que querem aproveitar ao máximo as oportunidades nessa época do ano, a Vitrine Mania selecionou algumas ações para orientar o seu planejamento:

CAPRICHE NO SITE

Dependendo do perfil do seu público, as compras on-line podem representar uma parcela considerável das suas vendas. Use o site e/ou sua loja virtual como o principal canal de divulgação de sua ações e produtos de natal. O público feminino lidera as compras on-line nesse período, em especial as que tem crianças em casa.

MANTENHA-SE FIEL AOS SEUS VALORES

Pequenos varejistas não conseguem superar as grandes lojas em preço, mas podem estreitar os laços com seus clientes criando conexões emocionais com mais facilidade. Canalize suas promoções e destaque produtos especiais utilizando uma linguagem que faça sentido para o seu público. Em outras palavras, escolha uma temática para a sua promoção que personalize sua loja das campanhas mais genéricas tão comuns nessa época do ano.

ESTENDA SEU HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Considere a possibilidade de abrir mais cedo e fechar a loja mais tarde do que o horário habitual. Ainda que muito da pesquisa – e compra – de presentes ocorra no ambiente on-line, a experiência de consumo no ponto de venda ainda é a única que permite ao consumidor tocar, perceber os detalhes e obter informações que reforcem suas escolhas. Os presentes de natal, em especial, costumam ser escolhidos a partir de critérios emocionais, e é na loja que a emoção se concretiza.


CAPRICHE NA EXPOSIÇÃO DOS PRODUTOS

Cada detalhe é importante na decoração de natal. Não deixe nada ao acaso. Em cada cantinho da loja inclua um toque especial  que celebre a data.

 

FRASE NA VITRINE

É na vitrine que os sonhos de natal de concretizam. Planeje sua vitrine com antecedência. Capriche na produção. Não economize na decoração. Escolha a dedo os produtos a serem nela expostos.

PRESENTEIE SEUS CLIENTES

As pessoas amam ganhar presentes. Considere distribuir alguns para clientes especiais para compras acima de um valor a ser definido por cada loja. Um simples Gift Card de valores que não precisam ser muito expressivos tem um efeito conquistador sobre o consumidor. Além de ajudar a aumentar o ticket médio das vendas, o Gift Card ainda ajuda no giro de itens de menor valor da loja.

 

Vitrine Mania Adesivos de Vitrine Blog

FACILITE A ENTREGA

É principalmente nas pequenas ações que lojistas menores conseguem se diferenciar dos gigantes do varejo. Se você vende on-line, considere a possibilidade de oferecer o frete grátis. Se sua venda é na loja física, organize-se para oferecer um serviço extra de entrega domiciliar das compras, livrando o seu cliente da necessidade de carregar tantas sacolas.

AUMENTE O NÚMERO DE VENDEDORES TREINADOS

Contratar vendedores adicionais temporários pode ser indispensável nessa época. Mas não abra mão do treinamento, mesmo que seu tempo esteja curto. Se o Natal e o Ano Novo são períodos de stress para você, imagine para seus clientes. Loja cheia significa mais pessoas fazendo perguntas, trocas e o serviço de atendimento tem que responder à altura.

USE A PROMOÇÃO COMO ISCA

Se você não pode competir em preço, pode escolher promoções especiais, que funcionem como isca para atrair os clientes para o seu ponto de venda. Peças únicas de qualidade paradas no estoque são sempre uma ótima escolha. Todo mundo aprecia uma barganha e a lembrança de uma compra de oportunidade costuma acompanhar os clientes por muito tempo.

TENHA PRODUTOS BÁSICOS PRÉ-EMBALADOS PARA PRESENTE

Se sua loja tem produtos mais básicos ou em maior quantidade, prepare uma exposição especial desses itens como mostruário de cores e tamanhos (no caso de roupas) ou tipos (para os demais produtos) juntamente com lindos pacotes de presente previamente montados. Toda a lista de natal inclui alguns presentes menores que podem se encaixar no seu produto. E conveniência é tudo.

PLANEJE-SE: CADA DIA É IMPORTANTE NO RESULTADO DA VENDA

Planeje-se para o período porque o resultado de venda de cada dia é importante. Então, coloque no papel as ações de cada um dos dias que antecedem o natal e o ano novo. Defina promoções, eventos, exposição, vitrine, envio de emails, ligações telefônicas e qualquer outra ação, dentro ou fora da loja, para não perder o foco. Saber o que tem que acontecer com antecedência diminui o stress, o que se reflete no astral da equipe e no resultado das vendas.