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Na ânsia em acabar com o estoque da estação, muitos lojistas transformam as vitrines – e, muitos deles, o próprio espaço interno da sua loja – em uma verdadeira confusão em época de liquidação.

Mas, como apregoa o título deste post, liquidação não é sinônimo de confusão.

Pense comigo:

  • será que você acredita de fato que o seu cliente, vendo a loja “bagunçada”, vai achar que a sua liquidação é um sucesso ou que você não está dando conta de atender corretamente?
  • será que, se a sua vitrine estiver entupida de produtos vai passar a imagem de que vendeu pouco durante a estação?
  • ou será que, neste caso, sua loja vai passar a imagem de ou que o preço do produto era muito caro e que agora sobrou muito estoque para “torrar” na liquidação?
  • será que, em nome da venda, vale a pena perder pontos com os seus clientes em atendimento e atenção?

A resposta para todas essas pergunta é um sonoro NÃO.

Liquidação não precisa ser desorganizada, confusão, perdida, esculhambada. Você pode fazer promoção sem perder a classe, acredite!

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar a repensar o período de promoção sem entrar na loucura geral:

  • comece criando etiquetas chamativas para os produtos em promoção. Vale separá-las por percentual de desconto. Isso ajuda o cliente a se auto-atender, ajudando-o na escolha dos produtos que quer comprar e liberando a sua equipe, que vai estar mais ocupada;
  • seja claro em relação às condições de pagamento válidas durante a liquidação, principalmente se ela for diferente da condição habitual da sua loja. Vale colocar uma observação nas etiquetas, na frente do caixa e até nos provadores, para salientar e não corre o risco de passar despercebida;
  • modifique a exposição dos produtos. Pode abusar das cestas, caixas com cartazes coloridos, produtos menores sobre os balcões. Essas atitudes são lidas pelos clientes de modo imediato como “oportunidade”, “barbada”, “preço baixo”. E vendem;
  • entenda que o cliente que vai fazer compras nas liquidações dificilmente foi apenas na SUA loja. Ele pode estar exausto e cliente cansado é a senha para problemas e confusões. Esteja preparado para deixá-lo mais relaxado e para mantê-lo mais tempo dentro da sua loja. Ofereça suco, água gelada,um petisco. Além da atitude gentil, ele sempre vai lembrar do atendimento em sua loja. E vai voltar na próxima liquidação.

Atenção especial à vitrine. Despertar a curiosidade permanece sendo a estratégia mais efetiva. Muitos lojistas optam pelo “tapume”, que pode ser adesivo ou em papel craft (mais comum apesar de menos atraente, pois passa a idéia de engembração). Não esqueça de ser criativo porque LIQUIDAÇÃO vai ser a palavra que vai estar em TODAS as vitrines.

Mas, por favor, evite amadorismo. Não cole folhas A4 escritas à mão na vitrine, não misture peças sem sentido nos manequins só porque não sobrou muita coisa e não exagere. Mantenha o padrão da sua loja, mesmo em época de liquidação.