Carrinho

Muitas pessoas ficam inseguras na hora de instalar os adesivos nas vitrines das lojas. Não há motivo para isso.

Supere o pânico inicial e – acredite – qualquer pessoas é capaz de desempenhar a tarefa sem sofrimento. Treine todos de sua equipe para que estejam preparados para este trabalho caso necessário.

Para adesivos pequenos, é possível fazer a instalação dispensando qualquer tipo de ajuda. Para adesivos maiores – ou em caso de insegurança profunda -, conte com um ou mais ajudantes na tarefa.

As vantagens em fazer você mesmo a colocação do adesivo é poder dispensar o pessoal que presta serviços de instalação e, no caso dos shoppings, não ter que enfrentar a burocracia de autorizar a entrada dos instaladores fora do horário de atendimento ao público, uma vez que sua própria equipe já estará treinada para a tarefa.

Siga as nossas dicas para não errar na hora de instalar o adesivo na sua vitrine:

  • PRIMEIRO PASSO – LIMPEZA DA SUPERFÍCIE: limpe bem o vidro sobre o qual o adesivo será colado com álcool. Não utilize produtos que contenham algum tipo de óleo em sua formulação (tais como thiner ou aguarrás). Não invente: use álcool e um pano macio que não solte felpas;
  • SEGUNDO PASSO -FIXAÇÃO DO SUPORTE: Um adesivo de vitrine é composto de 3 camadas, o liner (camada de proteção de papel na qual em geral vem impresso o nome do fabricante, que pode ser a 3M por exemplo), o adesivo propriamente dito e a máscara (camada final mais fina, meio grudenta e semi transparente, parecida com papel manteiga), conforme figura abaixo:

Comece fixando com fita crepe (larga, de preferência) o suporte do adesivo no vidro. Para isso, desgrude 1 cm do liner (lembre-se, é a parte de papel do adesivo) fazendo uma dobra horizontal (a parte de papel é onde, em geral, vem estampada a marca do fabricante, que pode ser por exemplo a 3M). Em seguida, fixe a fita crepe conforme a figura a seguir. Lembre-se de que a fita crepe deve ficar fixada somente no liner, deixando livre o adesivo e a máscara, pois estas camadas serão removidas nos passos seguintes:

 

  • TERCEIRO PASSO – MOLHANDO O VIDRO: essa etapa ajuda bastante os novatos pois permite que, em caso de colagem errada, o adesivo possa ser removido e reposicionado sem estragar. Mas atenção: se o seu adesivo for muito pequeno, de recorte delicado ou com letras recortadas muito pequenas, evite molhar o vidro pois, nestes casos, dificilmente haverá uma adesão incorreta e, além disso, você corre o risco de “perder” as letras. Coloque num borrifador um pouco de água e detergente. Muito mais água do que detergente. Borrife sobre o vidro na área a ser aplicado o adesivo. Isso pode ser meio “melequento” mas, acredite, é necessário. A água com detergente permite que você possa fazer ajustes durante a adesão. Se escorrer, não se preocupe, depois você seca. Nesta etapa, a água com detergente tem a função de atenuar temporariamente o grude do adesivo, permitindo se for necessário que você o desgrude e recoloque quantas vezes quiser sem estragá-lo. Durante o processo, se observar que a cola está voltando, não hesite em borrifar mais água com detergente. Isso não estraga o adesivo. Mas atenção: tome cuidado para que a parte grudenta do adesivo não grude nela mesma. Essa é uma da poucas coisas que você não conseguirá desfazer depois sem estragar o adesivo, mesmo com a água.
  • QUARTO PASSO – INICIANDO A ADESÃO: sempre de cima para baixo e com o auxílio de uma espátula de plástico, silicone ou mesmo uma simples régua plástica, comece descolando o papel que está por trás do adesivo (sempre procurando manter a linha horizontal, isto é, evite descolar mais de um lado do que do outro) enquanto, com a espátula, vai pressionando o adesivo sobre a superfície de vidro. Não force demais mas assegure-se de usar força suficiente para que o adesivo cole sem rasgar. Você estará, na prática, passando a espátula sobre a máscara, e não diretamente sobre o adesivo. À medida em que vai removendo o papel, vá passando a espátula comprimindo o adesivo contra o vidro, fazendo movimentos  de cima para baixo e do centro para as laterais. Isso fará com que eventuais bolhas se desloquem para fora do centro do adesivo. Aquela aguinha com detergente que você colocou sobre o vidro, se precisar, pode colocar mais durante esta etapa do processo. Observe a figura a seguir:
  • QUINTO PASSO – ACABAMENTO E SECAGEM: após a retirada total da camada de papel, pressione suavemente a área do adesivo com um pano macio e sem felpas, absorvendo ao máximo o excesso de água. Em seguida e com cuidado, remova a máscara que protege o adesivo. Comece por um cantinho. Caso o adesivo fique preso à máscara, e não no vidro, ajude com a mão, descolando uma ponta do adesivo e forçando a sua colagem no vidro. Depois disso, vá removendo aos poucos a máscara até a sua completa remoção. Feito isso, seque toda a superfície com pano macio e sem felpas.

Dependendo da temperatura, a secagem da água pode levar alguns minutos. Aguarde a secagem total e confira o resultado. Pode acontecer de uma pontinha “desgrudar” durante ou após a secagem. É normal, uma vez que a água se concentra na parte externa do adesivo (lembra, você forçou com a espátula que a água fosse expulsa para o lado externo). Sem stress: apenas force-a com o pano macio que o “grude” do adesivo volta com força total após a secagem da água com detergente.

Se sobrar alguma pequena bolha que não tenha sido removida durante a colagem, utilize um alfinete ou agulha fina para furar a bolha. Force a colagem naquele ponto com o pano macio.

Após a secagem total, limpe eventuais respingos que tenham ficado na vitrine.

Na primeira vez você vai ficar mais inseguro, mas não desista. Já a partir da segunda instalação você estará mais firme para desempenhar esta tarefa sem muito esforço.