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Pesquisando sobre vitrines de Natal, percebi o que a maioria dos lojistas já sabe: quase nenhuma loja dispõe de equipe de criação e produção – própria ou contratada – para criar as suas vitrines. Na esmagadora maioria dos casos, a responsabilidade da montagem das vitrines recai sobre o dono da loja – no caso das pequenas – ou de algum funcionário mais “jeitoso”, em lojas médias.

Só em lojas maiores via de regra a tarefa de montar a vitrine de natal é delegada a profissionais do ramo.

A vitrine de natal é a mais importante do ano para todos os segmentos do varejo.

É quando as vendas aumentam espontaneamente e a concorrência fica ainda mais acirrada. Logo, dar uma atenção especial nesta época do ano à vitrine é fundamental para quem quer ver os consumidores olhando o seu produto, e não o das lojas ao lado da sua.

Então, ao invés de mostrar as vitrines de natal das grandes lojas do mundo, planejadas com meses de antecedência, com produções de alto nível e que parecem um espetáculo teatral, resolvi tentar identificar  os pontos que fazem essas vitrines trabalhos extraordinários e que possam ser reproduzidos nas vitrines das lojas pequenas e médias.

Existem elementos que chamam a nossa atenção sem que a gente perceba: intensidade de uma cor única, colorido bem combinado, uma história, luz, objetos específicos.

Observe a seguir os principais pontos a serem observados no planejamento da sua vitrine de natal para fazer das vendas da sua loja um sucesso:

1. Aposte em uma única cor: o branco é a grande pedida, mas você pode ficar também com o vermelho ou o verde, se prefere o estilo clássico. Se a sua praia é a ousadia, vá de roxo, pink, verde limão ou tons em neon.

 

2. Escolha um material específico: pode ser bolas de natal, gaiolas, flocos de neve, flores, estrelas, fios de pérolas e até caixas de correio. 

 

3. Conte uma história: a Harrods contou a história do Mágico de Oz; outra loja escolheu contar a história de Peter Pan; e a Selfridges foi além, fazendo uma vitrine com o making off do Papai Noel antes da noite de Natal. Tem como não olhar?

 

4. Modifique a iluminação: uma iluminação diferente pode fazer toda a diferença na sua vitrine de natal. O segredo da iluminação não é necessariamente a sofisticação, mas a combinação. Podem ser usadas mangueiras coloridas, um lustre de cristal, luzinhas pequenas de natal contornando a vitrine, feixes de luz iluminando elementos-chave ou mesmo auréolas de anjos sobre a cabeça dos manequins (que podem ser feitas com lâmpadas circulares).

 

5. Crie um clima de natal: um arranjo com bolas de natal e fitas douradas, uma árvore simples de papelão, bolas de natal gigantes soltas no chão da vitrine, uma linda mesa com a ceia de natal posta, guirlandas gigantes de papel ou algodão imitando neve. Todos esses elementos ajudam a criar um clima natalino sem exigir grandes investimentos.

6. Acrescente o fator-surpresa: Christian Louboutin montou árvores com os próprios sapatos, cujo solado vermelho são o must have das mulheres no mundo inteiro; a DKNY encheu a vitrine com balões de gás metálicos com as letras da marca; e a Tezenis, de Budapeste, abusou do colorido para contrastar com os produtos monocromáticos. Destaque total.

Seja qual for o seu orçamento, não monte a vitrine de natal da sua loja sem um bom planejamento. O resultado, com certeza, você vai sentir nas vendas.