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O uso das técnicas de  marketing nas Pet Shops ainda está engatinhando. Essa é uma boa notícia, pois indica que ainda há muito espaço para crescimento do setor. Este artigo fala sobre a importância do uso das vitrines como ferramenta promocional e mostra um Calendário Promocional desenvolvido especialmente para este segmento.

Ainda que importantes técnicas de marketing  já sejam empregadas nas melhores Pet Shops do país, ainda há um longo caminho a ser percorrido no sentido de utilizá-las integralmente neste segmento econômico importante e emergente.

Evolução das antigas Agropecuárias, que eram pouco mais do que um depósito de ração, as modernas Pet Shops agregaram serviços, buscaram qualificar seu mix de produtos e treinaram os funcionários de acordo com a melhor cartilha do Marketing.

Mas é nas vitrines –  tanto interna quanto externamente – que os conceitos de atração e retenção da atenção dos consumidores ainda deixa muito há desejar.

Um empresário que não hesita em investir em torno de R$ 3.000 na veiculação de um outdoor muitas vezes negligencia solenemente sua própria vitrine, transformando-a numa filial da antiga agropecuária: um mero depósito de rações de diferentes marcas.  

A  vitrine da sua Pet Shop é um outdoor gratuito. Use-a para vender.

A vitrine de uma Pet Shop é especial porque mostra produtos que não serão consumidos por seus compradores. Neste sentido, assemelha-se à vitrine de uma loja de roupas para bebês. Neste segmento do varejo, o marketing aponta para o apelo emocional, em ambos os casos, já que há um forte componente emotivo envolvido na decisão da compra.

Uma vitrine eficiente é determinante para que o consumidor decida – ou não – entrar na sua loja.  Ela pode –  e deve – ser usada para:

•  Chamar a atenção dos clientes  potenciais mesmo à distância;

•  Fornecer informação clara sobre o que está acontecendo dentro da sua loja;

•  Despertar a curiosidade de quem passa em frente a ela;

•  Estar conectada com o conteúdo da parte interna da vitrine;

•  Funcionar como um convite para que o cliente entre na loja.

Definir que tipo de mensagem deve ser veiculada no seu “outdoor-vitrine” é o primeiro passo para começar uma comunicação eficiente com o seu comprador utilizando essa mídia poderosa e, repito, gratuita.

Não esqueça que seu consumidor é animal, mas seu comprador é humano. Sensibilize o dono para chegar ao Pet.

O recurso já conhecido e utilizado pelo  varejo tradicional mas ainda mal explorado pelo segmento de Pet Shops é o uso do Calendário Promocional como orientador da ações promocionais na loja.

Conhecendo com antecedência as melhores datas do Calendário Promocional, você pode planejar as ações da Pet Shop com antecedência, preenchendo com promoções e ações de marketing os períodos de baixa demanda do seu mercado de atuação.

Use adesivos promocionais em sua vitrine

O adesivo promocional instalado nas vitrines reúne as vantagens de ter baixo custo de produção, ser de fácil aplicação e remoção, poder ser trocado com a frequência desejada e ainda funcionar como um painel de informações da sua marca.

Alguns cuidados devem ser tomados na escolha do adesivo a ser colocado na sua vitrine:

  • O adesivo de vitrine deve ser desenvolvido por profissional especializado e pensado como um anúncio publicitário;
  • Deve conseguir transformar o conceito que você quer divulgar em uma imagem compreensível de modo imediato pelo seu cliente.
  • Deve ser trocado com frequência, para que não passe a fazer “parte da paisagem” e deixe de chamar a atenção – porque todo mundo já o viu;
  • Deve valorizar os produtos nela expostos, jamais escondê-los;
  • Deve ter o poder de atrair o cliente para a vitrine e fazê-lo ficar ali o maior tempo possível
  • Deve conter imagem e/ou mensagem de impacto. Lembre-se: seus concorrentes podem usar a mesma estratégia que você.

Assim como no varejo convencional o adesivo de vitrine não deve limitar-se às épocas de promoção, liquidação e datas clássicas do calendário. Você deve entendê-lo como uma mídia, na qual a modificação da mensagem é fundamental para a manutenção do seu poder de atratividade do público. Nesta concorrência, ganha mais quem entender primeiro que a função da vitrine pode – e deve – ser explorada o ano inteiro.

Lançamento de “coleções”, de produtos específicos, de produtos com determinadas cores, de marcas parceiras, vendas casadas e um sem número de outras ações vão garantir que o movimento de sua loja se amplie para o ano todo e não apenas quando todos os concorrentes também estão anunciando em suas próprias vitrines.

Abaixo você pode visualizar o Calendário Promocional para Pet Shops que desenvolvi. Espero que ele sirva de instrumento para qualificar o planejamento de ações neste segmento de lojas:

DIA
JANEIRO SUGESTÕES DE AÇÕES
1 Dia Mundial da Paz Eleja o branco na decoração da loja. Divulgue mensagens de paz.
Dia da Confraternização Universal
7 Dia do Leitor Destaque para livros e revistas
8 Dia Nacional da FotografiaDia do Fotógrafo Ótima data para organizar uma Exposição Fotográfica inspirada nos Pets, seja profissional ou com as fotos dos seus próprios clientes.
17  Dia de Santo Antão (Padroeiro dos Animais) Que tal distribuir fitinhas no estilo Senhor do Bom Fim com o nome de Santo Antão? E enfeitar os Pets com elas?
28 Dia do Carteiro Carteiros são tradicionalmente mordidos por cães. Que tal uma campanha de esclarecimento aos clientes donos de cães sobre o tema nesta data?
DIA FEVEREIRO  
3 Dia de São Brás (Padroeiro dos Animais Selvagens) Lembre seus clientes desta data com a distribuição de medalhinhas que também podem enfeitar os pets que tomarem banho na loja nesta semana.
9 Dia de Santa Apolônia (Padroeira dos Dentistas) Uma idéia interessante seria promover a semana do tratamento dentário dos pets, colocando em destaque na loja os produtos relacionados à higiene dental.
20 Carnaval Abuse das fantasias neste período, os donos vão adorar.
21 Quarta feira de Cinzas Promova a Semana das Cinzas, com banhos de hidratação e massagens para os Pets – e os donos – se recuperarem da folia.
27 Dia dos Velhinhos Nesta semana, promova os alimentos e produtos especiais para cães de mais idade, ofereça desconto no banho para cães e gatos mais velhos, faça um concurso do pet mais idoso e premie com uma cesta especial da loja.
DIA MARÇO  
21 Dia Mundial da Poesia Reúna poesias sobre animais e decore a sua loja. Não esqueça de distribuir aos clientes uma cópia da sua preferida.
21 Início do Outono Esclareça seus clientes sobre os cuidados que a entrada da nova estação exige. Destaque na vitrine para as roupas de inverno.
26 Dia dos Animais Brindes para seus clientes neste dia dedicado a eles. Promova brinquedos para que os Pets sejam presenteados pelos seus donos.
DIA ABRIL  
7 Dia Mundial da Saúde Sorteie alguns bons clientes para que ganhem, neste dia, um check-up veterinário gratuito. Lembre-se que detectando doenças com antecedência você estará garantindo o acesso dos Pets aos cuidados da sua clínica.
22 Dia do Planeta Terra Promova a consciência ecológica dos donos de pets. Aproveite dando destaque na loja para produtos que recolham fezes de animais, produtos ecologicamente corretos e com selo verde.
DIA MAIO  
25 Dia Nacional da Adoção Faça contato com uma ONG de adoção de animais e faça uma divulgação especial do cães que estejam para adoção no período. Mande uma mala direta eletrônica aos seus clientes oferecendo os bichinhos para complementar a família pet.
DIA JUNHO  
2 Dia Nacional da Imunização Reforce informações sobre as vacinas das diferentes espécies de Pet. Renove as Carteirinhas de Vacinação estragadas; dê desconto na aplicação dos medicamentos.
5 Dia da Ecologia Promova um passeio com seus clientes e seus pets em local verde da sua cidade. Sua loja terá visibilidade no evento.
5 Dia Mundial do Meio Ambiente
12 Dia dos Namorados O amor está no ar! Promova o encontro de casais de pets cujos donos tenham interesse no assunto.
21 Início do Inverno Vitrine especial de lançamentos das estação.
24 Dia de São João Decore a loja à rigor, o período de São João agrada ao público brasileiro. Ofereça pé de moleque, pipoca e quentão na loja.
DIA JULHO  
10 Dia da Saúde Ocular Promova exames gratuitos voltados à saúde ocular dos Pets neste dia.
20 Dia do Amigo O cão – e o gato – são os melhores amigos do homem. Promova brinquedos para que os donos possam presentear seus pets. Destaque-os na vitrine.
Dia Internacional da Amizade
26 Dia da Vovó Neste dia, as clientes avós devem ser convidadas e recebidas com atenção especial na loja!
DIA AGOSTO  
15 Dia dos Solteiros Retorne à promoção do Dia dos Namorados.
16 Dia de São Roque (padroeiro dos cães) Mande rezar uma missa em nome dos seus clientes pets na igreja do bairro. Convide seus clientes e seus pets.
DIA SETEMBRO  
9 Dia do Médico Veterinário Dia de homenagear seu médico Veterinário. Lembre seus clientes desta data.
15 Dia do Cliente Tapete vermelho nesta semana para receber os seus clientes, com ou sem pelos!
23 Início da Primavera Encha a vitrine e a loja de cores e flores. Coloque produtos coloridos nas vitrines. Capriche nos enfeites pós-banho.
DIA OUTUBRO  
Dia da Natureza Data especialíssima. Planeja algo especial para que os cães sejam a estrela da festa.
4 Dia Mundial dos Animais
Dia de São Francisco de Assis
Dia do Cão
31 Dia das Bruxas Decore a loja para o Halloween e capriche nos enfeites pós-banho, com destaque para o preto e o laranja.
DIA DEZEMBRO  
22 Início do Verão Época de transmissão de doenças, tosas mais curtas e cuidados longe do sol e da areia da praia. Divulgue informações sobre estes temas.
25 Natal Decore sua loja com força total. É a principal data do varejo convencional e pode ser também a do varejo de pet shops. Só depende do empenho do setor.
31 Reveillon Eleja o branco na decoração da loja. Divulgue mensagens de paz.